sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Caracteristicas da raça e comportamento do shih tzu filhote



O Shih tzu é uma das raças mais antigas que existe. Não se sabe ao certo sua origem, mas acredita-se que ele tenha surgido do cruzamento do pequinês com o lhasa apso (podendo ter outras raças em sua criação, como o pug).
Existe uma lenda que diz que o shih tzu é o símbolo do amor impossível entre uma princesa chinesa e um mongol (povo predominante no Tibete). Como o casamento lhes foi negado eles teriam resolvido cruzar um legítimo representante da China (o pequinês) com um de Lhasa (capital do Tibet), o cão da raça Lhasa-Apso. Da união das raças teria surgido o shih tzu.
No Brasil o shih tzu se tornou mais popular a partir da década de 90, com um grande crescimento nos últimos anos. Em 2005 foi o 2º maior numero de nascimentos com registro de pedigree.
O mercado de pets cresce cerca de 20% ao ano e com isso cresce também o numero de pessoas cruzando animais para vender sem se preocupar com a qualidade do aprimoramento racial. É preciso tomar cuidado para se adquirir um cão que se encaixe no padrão da raça.
O link abaixo traz uma reportagem da Revista Cães & Cia sobre os desvios mais comuns da raça:
O padrão de comportamento do shih tzu diz que ele é uma raça independente e que se adapta muito bem ao ficar sozinho por longos períodos, mas não se engane. No primeiro dia ao chegar no novo lar ele vai estar num lugar estranho e vai sentir falta dos irmãos e da mãe. É bem provável que ele vá chorar se você deixa-lo trancado na lavanderia. Se você pretende deixa-lo dormir no seu quarto ou na sala, vai ser mais fácil. Ele pode fazer sujeira no começo, mas com o tempo ele vai aprender a fazer as necessidades no lugar certo; não se desespere. Agora se você pretende deixa-lo restrito a uma área da casa, é bem provável que ele vá chorar quando você apagar as luzes e for dormir... não fique indo vê-lo toda vez que ele chorar ou ele vai ficar condicionado a que você aparece toda vez que ele chora. Resumindo, defina desde o primeiro dia quais vão ser as regras da casa. Se você ficar mudando as regras ele vai ficar confuso.
Para ensina-lo a fazer xixi e coco no lugar certo você deve cobrir uma grande área com jornal. Uma boa opção é o tapete higiênico, pois os cães têm a tendência procurar locais porosos e absorventes para fazer as necessidades. Este lugar deve ficar longe da água e da comida; eles não fazem as necessidades no mesmo lugar que comem e dormem. Eles normalmente fazem as necessidades logo depois de acordar ou comer. Fique atento e leve-o ao lugar onde ele deve fazer as necessidades assim que ele acordar ou comer e fique com ele até ele terminar, fazendo um agrado e dando um petisco como recompensa. Do mesmo modo, quando ele fizer o xixi e o coco fora do lugar fale áspero com ele, mas nunca bata. Observação: a bronca só adianta se você pega-lo no ato, pois cinco minutos depois ele não vai saber porque está levando bronca. Tenha paciência, pois nos cinco primeiros meses eles não têm total controle do xixi, mas é preciso ensina-los desde cedo, principalmente o shih tzu que tem uma personalidade forte. Conforme você perceber que ele está procurando o jornal para fazer o xixi e o coco vá diminuindo essa área gradativamente.
            Nos primeiros meses eles dormem a maior parte do tempo, mas é bem provável que ele fique chorando quando você sair de casa; com o tempo ele vai se acostumar. Com uns 5 meses ele já é bem mais ativo e você vai precisar dar vários brinquedinhos para ele se divertir e morder se não quiser que ele morda moveis, chinelos, sapatos... Geralmente é nessa fase que eles começam a trocar os dentes de leite pelos permanentes (isso mesmo, muitas pessoas não sabem mas cachorros tem dentes de leite). Os ossos de couro ajudam a amolecer os dentes que ainda não caíram e a manter os permanentes limpos. Se até os oito meses ele não trocar todos os dentes procure o veterinário para avaliar se será necessário fazer uma extração.

180 comentários:

  1. Tenho um filhote que está comigo a 3 semanas, ele late muito e se irrita com muita facilidade, isso é normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. anônimo, pode até ser, mas sinceramente acho estranho. O meu shitzu só late quando está brincando comigo. Fora isso é super calmo. Eu deixo todos os dias a rádio ligada em música clássica e ele fica muito bem, quando saio para trabalhar. veja se de onde veio o ambiente era agitado. No meu caso, é só eu e ele. De onde ele veio era um ambiente super tranquilo também.

      Excluir
    2. Eu tambem tenho e ele esta com o diabo no corpo

      Excluir
    3. A minha TB é terrível.
      Morde demais.

      Excluir
    4. Os filhotes são assim, o meu cachorro quando era filhote também era terrível, agora o meu tem 5 anos e não é terrível pois ele é adulto, dócil e brincalhão mas não como antes. Ele naaioria do tem quando fica comigo ele dorme. Parecia que o meu cachorro tinha diabo no corpo, mordia sapatos, roupas que ficavam no chão, ele até estragou o sapato de salto novinho da minha irmã.

      Excluir
    5. Os filhotes são assim, o meu cachorro quando era filhote também era terrível, agora o meu tem 5 anos e não é terrível pois ele é adulto, dócil e brincalhão mas não como antes. Ele naaioria do tem quando fica comigo ele dorme. Parecia que o meu cachorro tinha diabo no corpo, mordia sapatos, roupas que ficavam no chão, ele até estragou o sapato de salto novinho da minha irmã.

      Excluir
    6. Meu filhote com 5 meses é terrível. Não me deixa em paz, morde minhas pernas o tempo todo, late sem parar. Não me obedece, já roeu todos os móveis, também já estragou meus chinelos, sapatos. Se chamar atenção dele ele revida me avançando, mordendo meu braço de tirar sangue. Falo com carinho, mas não adianta . O que fazer ? ( não tenho coragem de dar o pestinha pois amo demais ) Se alguém puder me esclarecer algo que ele possa ficar mais calmo por favor me ajude.

      Excluir
    7. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  2. Nenhum cachorro late sem motivo. O primeiro passo seria identificar a causa dos latidos.
    Um cachorro pode latir por condicionamento, por exemplo, você pega um brinquedinho e fica atiçando ele e então ele começa a latir.
    Ele pode latir para chamar a atenção ou estar estressado, o que eu acho que pode ser mais provável.
    Faça com que ele se exercite, gaste energia duas ou mais vezes por dia. Se ele ainda não tomou todas as vacinas não é aconselhável sair com ele na rua, mas você pode brincar com ele dentro de casa.
    Ao mesmo tempo ensine o comando "QUIETO". Compre um borrifador de agua e quando ele latir segure o focinho e borrife na cara dele dizendo "quieto". Quando ele parar de latir faça carinho e dê um petisco para ele.
    Com o tempo ele vai começar a obedecer o comando sem o borrifador e o petisco.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Olá, tenho um shih tzu de 2 meses. Gostaria de saber se é normal ele Ainda não latir Ainda??

      Excluir
    4. O meu Reik tambem ainda não late. O que faço ?

      Excluir
  3. Tenho uma filhote de 68 dias. Ela chegou em minha casa dia 20/03/10.
    Ela faz as necessidades em qualquer lugar da casa. Quando isso ocorre e eu pego ela no ato, eu digo "NÃO" num tom firme, molho o xixi com papel absorvente e depois a levo até o tapete higiênico deixando o papel neste local. Digo a ela "xixi" num tom mais calmo fazendo-a cheirar o papel molhado. Depois limpo o xixi q ela fez no local errado pra tirar o cheiro e passo repelente canino.
    Deixo jornal com algumas gotas de pipi dog na lavanderia, e um tapete higiênico com pipi dog na sala.
    Quando vejo q ela está se preparando pra fazer, eu a levo nos locais q preparei mas aí ela segura.
    Mesmo assim ela faz em qualquer lugar da casa.
    O jornal e o tapete higiênico ficam longe da água e comida e do local onde ela dorme.
    o que mais posso fazer ???
    Estes filhotes demoram muito a aprender ???
    Estou fazendo algo errado ??
    Por favor me sugira o que mais posso fazer.
    obrigada,
    Astrid

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha filhota chegou em casa com 57 dias. Em 2 dias aprendeu onde ficava o local do xixi...olha as dicas:
      1) Escolha APENAS um lugar para o xixi e coco. Não confunda o cão
      2) Escolha se vai usar tapetes higienicos ou jornais. De novo, não confunda o cão
      3) Comida de um lado e xixi do outro. Li q a distancia entre um local e outro deve ser de no minimo 2,5 metros.
      4) Cubra a área q vc determinou com uma grande qtdd de papel e pingue umas gotinhas de pipi dog em todo o papel.
      5) Qdo fizer em local errado, não brigue, apenas molhe o papel q vai para o local certo com o xixi dele e limpe muuuito o local q ele fez xixi errado
      Mais uma dica importante: o cao não faz xixi em cima do outro xixi q ele fez há 1 hora. Eles gostam de locais limpos. Os jornais ou tapetes devem ser trocados diariamente e o chão deve ser bem limpinho todos os dias. Se ele perceber algum cheirinho de xixi em local errado ele vai repetir. Vc vai ver q o seu cao só vai no local certo se vc for persistente e coerente com o local q determinou. Aos poucos vc vai diminuindo a área onde espalhou os jornais, deixando apenas 1 folha ou duas para ele se aliviar.
      Lembre-se q o seu cão só quer te agradar. Mostre a ele como fazer isso sem confundi-lo, k?
      Espero ter ajudado
      Boa sorte!

      Excluir
    2. O meu layon apreendeu bem rápido , não tenho trabalho com ele ,amo meu bb

      Excluir
    3. Peguei um filhote domingo, ele ainda não come sozinho e ele só DORME, e ele tem uma ferida próximo de seu "cu", eu tenho muito medo dele morrer. O que eu faço? Ah, esqueci de falar lá tem 1 mês, alguém me ajuda. ( ele é um macho )

      Excluir
    4. Peguei um filhote fêmea que eu achava que tinha 40 dias mas depois descobri que tinha menos, antes de eu levar ela pra vacinar ela morreu, dormindo. Uma semana depois peguei a irma dela, mesma idade, ela é mais agitadinha que a outra, come bastante, faz xixi no local certo mas também faz no errado, ela morde tudo, não pode ver a gente com calça de moletom que gruda e não solta, isso quando não é nos mao e pe. Ela dorme bastante, fico com medo de acontecer alguma coisa com ela então nunca chamo atencao e estou sempre olhando ela, estou muito errada ??

      Excluir
  4. Tenho um filhote desta raça que está comigo há seis meses, de uns dias para cá, venho percebendo que ele faz cocô e parece que está comendo. Porque será que ele está fazendo isto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vi na tv que muitas vezes eles comen o coco por falta de vitaminas

      Excluir
    2. Uns dizem q é da raça, outros dizem q é pela criação no canil...
      Experimente o Coprovet. Compra em qq Petshop sem receita.
      Carlota tomou Coprovet por 2 semanas e acho q fez resultado, pelo menos nunca mais vi ela interessada pelo coco.

      Excluir
    3. Pode ser a ração que tem muita proteína. Experimente trocar. Ou leve ao veterinário para ver outras causAS.

      Excluir
    4. Tive um filhote que comia o proprio cocô, ele estava com muito verme.
      Foi diagnosticado com Verminose.
      Descobri tarde e ele faleceu, infelizmente.
      Toma muito cuidado porque pode ser N motivos

      Excluir
    5. Eu li q se vc esfrega o focinho do cachorro no cocô é no xixi ele contrari uma doença,q não me recordo o nome agora
      Mas essa doença o animal come suas fezes pode se q vc tenha esfregado para ensinar o lugar certo pra ele fazer suas necessidades e isso é errado espero te ajudado

      Excluir
  5. Existem muitas causas que levam o cão a comer as próprias fezes... isso se chama coprofagia. É melhor você procurar um veterinário para identificar a causa e definir o tratamento adequado.

    ResponderExcluir
  6. Os filhotes costumam demorar um pouco para controlar principalmente o xixi. O ideal é você deixa-lo numa área restrita da casa onde você possa cobrir com jornal. Durante o dia você pode tira-lo para brincar por curtos periodos. Com o tempo, comforme ele for se controlando, você pode ir reduzindo á área com jornal e deixa-lo mais tempo solto. Lembre-se de leva-lo para fazer xixi e coco quando ele acorda e depois de comer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Q eu faço da minha neta n quer aprender ela tem 4 meses fãs xixi e cocô pela casa

      Excluir
  7. minha cachorra tem 2 mesês ela faiz xixi e coco no lugar certinho um amor =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bacana isso. eu tenho tido experiências ótimas com o meu shitzu. ele aprendeu tudo rápido também e, o mais importante, é super calmo e carinhoso. um fofo mesmo. hoje ele está com 8 meses, mas está comigo desde os 3 meses.

      Excluir
    2. estou querendo comprar mas estou querendo um plano de saude , mas porem nao sei qual fazer voces sabem algum no rio de janeiro ?

      Excluir
  8. Que sorte a sua... como os humanos, os animais também tem comportamentos muito diferentes.

    ResponderExcluir
  9. ola por favor tenho uma filhotinha com 3meses ela esta comendo coco é normal por ser novinha ou um prolbema?obrigada

    ResponderExcluir
  10. o meu come coco também, tem um vizinho meu que é meio doido eu mandei ele comer o coco dela para saber se é gostoso, ele disse que tem gosto de frango deve ser isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. doida é vc por fazer seu vizinho "doente" comer o coco do seu cachorro, pq não comeu vc!!!!

      Excluir
    2. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, essa foi boa. A vet da minha disse q com o tempo passa, mais eu estou dando coprovet e agora ela brinca com o coco... vai entender.

      Excluir
  11. Arg! Que nojo deste seu vizinho!
    A minha as vezes come o cocô dela tbém.Qdo vejo que ela fez eu tiro rapidinho. Acho que é da raça e tbém pq o cocô tem cheiro de ração.
    A minha ja tem 9 meses e veio pra mim com 8. Ela faz no jornal na lavanderia, ja que moro em apto, mas as vezes qdo deixo a porta do quarto das crianças aberta ela faz la. Por que sera?

    ResponderExcluir
  12. Meu cachorro acorda de vez enquando durante a noite fazendo um barulho estranho, como se o nariz dele tivesse trancado, é horrível,parece q ele não consegue respirar. Alguém sabe o q posso fazer qnd acontece isso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é espirro reverso,vc tem que tampar o narizinho no momento da crise e abrir a boquinha dele para que ele respire pela boca, aí normaliza

      Excluir
    2. Qualquer dúvida pesquise espirro reverso aí vc tira suas dúvidas, a ninha Shih tizu tbm tem aí pesquisei e descobri. Obs; estou postando como anônima pq foi o único geito que consegui kkk espero ter te ajudado

      Excluir
    3. Isso é espirro reverso,vc tem que tampar o narizinho no momento da crise e abrir a boquinha dele para que ele respire pela boca, aí normaliza

      Excluir
  13. Tenho um shitzu de 4(quatro)anos, ele é lindo. O nariz é bem pequeno, quando bebê foi preciso fazer seção de inalação, por problemas respiratórios. Tive que tirar, por orientação do veterinário, todos os tapetes. Não existe mais tapete na minha casa. Não o levo em casa que também tem tapete. Meu Shitzu tem alergias desde bebê, por isso come todos os dias uma cenoura misturada com a ração. Não o levo para tomar banho no pet, devido as pulgas, por isso eu mesmo dou banho nele. Ele não gosta que eu o carregue sempre. Quando quer colo, ele mesmo pede com as patinhas cheias de pêlos. Ele é um amor. É preciso gostar muito de cachorro, pois quando pequeno, até um ano, sempre fazia suas necessidades fora do local. O pior quando eu pisava e espalhava pela casa. Fica bravo quando eu o tiro de roçar nas pernas de visitas. Outro dia, quando passeava com ele, vi uma criança de 7(sete)ou 8(oito)anos toda arranhada, então perguntei para sua mãe o porquê dos arranhões. Ela me informou que se tratava do shitzu do menino, ele a mordia. A mãe do menino queria doar o cão, mas o menino preferia os arranhões a ficar sem o caozinho. Aos poucos, falou a mãe, eles vão se entendendo, pois os arranhões diminuem e ele passa a pegar o cão menos vezes, daí, acredito, que os shitzu não gostam muito de colo, principalmente no verão, pois sentem muito calor. Tendo paciência, é maravilhoso ter um cão. O meu shitzu me salvou de um assalto, quando latiu avisando que havia um estranho que pulou para dentro do meu apartamento, quando ao dormir, deixei a janela da sala aberta - isto no terceiro andar- o que me possibitou me defender. O shitzu é um cão de guarda. Eu sou muito feliz com o meu caozinho.

    ResponderExcluir
  14. Oi eu tb tenho um shitzu e estou muito feliz por isso! Ele está com 2 meses e já aprendeu fazer as necessidades no tapetinho higiênico (sempre presenteio ele c/ biscoitinhos...qdo. ele acerta o alvo) As vezes ele erra o local, e ganha uma bronca! Ele é uma delícia, muito carinhoso e inteligente. Fica sozinho durante o dia e a noite brincamos muito ele me enche de mordidas de amor...já q não sabe beijar!

    ResponderExcluir
  15. Tambem tenho uma shitzu que amooooo de paixaaaao, linda, educada, brincalhona...tambem passa o dia só e quando chego brincamos bastante. Ela é muito companheira e carinhosa e só faz as necessidades no local certo. Indico demais essa raça aos que pensam em comprar.
    Mas de uns dias pra cá (ela tem 1 ano e 6 meses) ela começou a fazer um barulho estranho com o nariz, como se estivesse entupido e tentasse desentupir...tipo quando a gente tá gripada. Alguem sabe ao certo pq isso ocorre e se isso é normal???
    Grata! =)

    ResponderExcluir
  16. ah, ela tambem come coco! acho que é mal da raça...!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao eles nao come coco, eu acho que ela nao gosta da ração que a senhora da para ela

      Excluir
    2. Eu tenho uma shitzu é um doce de companheira e amorosa...devido comer cocô aqui não aconteceu ainda graças a Deus...mas ela come ração super Premium indicada pela veterinária...dorme comigo não faz xixi na cama e nem cocô...ela espera eu me levantar e colocá-la no chão e ela procura o local dela ...tapete higiênico amo minha luma....hoje com quase 8 meses adora colo....é uma layde

      Excluir
  17. Eu estou querendo muito comprar um shitzu,mas esta história de comer cocÔ está me deixando um tanto preocupada.Como fazer pra que isso não ocorra com meu cachorro?
    Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles nao comem coco, ao nao ser se o shihtzu for femea e tive acabado de ter filhote entao para nao fazer sujeira ela mesmo vai limpar comendo ele.

      Excluir
    2. TENHO UM SHITZU DE OITO MESES E NUNCA COMEU COCO NÃO ELE CHEIRA E SAI... SO QUE LATE MUITO NOSSA DEMAIS TEM HORA QUE DA VONTADE DE DOAR SÓ NÃO FAÇO ISSO POR CAUSA DA MINHA FILHA QUE NÃO DEIXA..

      Excluir
    3. O melhor a fazer é saber o histórico de comportamento dos pais do animal....eu estudei muito sobre o shitzu antes de comprar a minha....historico de comportamento dos pais...observar os pais do animal...evite comprar em pet shop...de preferência a criadouros com boas referências....editoriais ápontam muito que o filhote traz uma carga genética muito grande dos pais....entao atenção para os amantes do shitzu...tenho uma e é um dengo

      Excluir
  18. o meu nao come coco mas o que comer e´porcausa da ração

    ResponderExcluir
  19. estou procurando um shitzu pra mim, o cachorro é tudo isso mesmo? UM FOFO!

    ResponderExcluir
  20. Oii tenho uma Shih-tzu ela ja esta com quase 4 meses ,quando ganhei ela , ela so tinha 1 mes e meio ela faz o xixi na fraudinha e coco as vezes... O nome dela e DORA eu e meu namorado a amamos muiito mas ela e muito custoza fui levar ela no pet-shop domingo pra aparar os pelos tomar banho mas eles nao quiseram porque disseram que ela e antisocial {vivo nos EUA} aqui e tudo muito diferente do nosso Brasil antisocial porque ela e muito custosa gosta de morde de pula etc... E ai nao quiseram arruma la porque ela e custosa kkkkkk mas eu mesma dou banho e consigo aparar os pelos dela.,
    Ela nao gosta de racao ja comprei todos os tipos sabores e nada so gosta de biscoitinho e comida dou pra ela todos os dias arroz feijao e salada nunca carne eu sei que nao e bom mas ela nao come racao ou eu do comida ou ela passa fome a e agua e so na mamadeira se alguem tiver um caso parecido com o meu me ajude kkkkk ela nao bebe agua de geito nenhum e ela ja ta com quase 4 meses trabalho o dia todo e ela fica o dia todo sem tomar agua .... Mas mesmo assim sou muito feliz ganhei ela de aniversario meu melhor presente em 20 anos amo muito ela....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ela eh assim pq voce acustumou ela assim.

      Excluir
    2. Tenta dar a ração Hiils para ela... para mim é a melhor!

      Excluir
  21. meu shih-tzu,odeia homens ele é bem espertinho,só quer saber de muié.auauau
    se um homen tenta chegar perto ele fíca múito bravo...
    tôlo ele!!auauaua....

    ass:césinha sell

    ResponderExcluir
  22. césinha,nenhum cachorro é tolo são é lindos e otimos companheiros!e voce é matuta?brincadeirinha!!!!bom,eu vou ganhar um cachorro shih-tzu,no meu aniversário e é sempre bomsaber como cuidar dele.voce samuel sabe muito sobre esse tipo de cachorro!então obrigada por essas dicas!

    ResponderExcluir
  23. essa história de comer coco,eu acho fácil resolver,bom nem tanto.assim que vc ver que ele fez a caca dele é só vc botar alguma coisa em cima,ou limpar logo.mas tem também um material que é para ele fazer caca nele e depois ele não come pq não dá para comer!mas,é só vc contratar um adestrador,é mais fácil.respondi voces povo que quer saber isso?(nao precisa responder)

    ResponderExcluir
  24. sim,voce me tirou essa duvida!obrigado!quem é voce?

    ResponderExcluir
  25. sou uma pessoa legal!!!bye.

    ass:anonimo que respondeu a pergunta do outro anonimo!

    ResponderExcluir
  26. Tenho um shitzu e ele faz cocô e xixi no lugar certinho, ele é muito brincalhão e faz festa para qualquer pessoa que chegar perto dele ele se dá muito bem com crianças nunca mordeu ninguém e nem gosta de brincar de morder, morder mesmo só seus brinquedinhos rsrsrs...

    ResponderExcluir
  27. Também tenho um shitzu, comprei ele com 1 mes de vida. É tudo de bom...qdo pequenino fazia coco em pé uma figura e logo arrastava o bumbum para eu limpar e só parava depois que ficava limpinho. Ah so q não comia coco NÃO. Hoje ele tem 1 ano, mas não é sempre q faz xixi no tapetinho. Qdo saímos de casa e ficamos um bom periodo fora ele faz xixi fora. Ao amanhecer ele late no sofa dele até me acordar e se eu não levantar ele vai até o meu quarto e tenta me acordar, pulando, lambendo e até mordendo meus pés ele é uma figura porém se depois de tudo eu não levantar aí sim ele faz xixi fora do tapete e ainda fica emburrado porque eu não sai da cama é um barato. Agora q passo o dia todo com ele passou a ter ciúmes qdo atendo o telefone, até porque fico um tempão no celular, ele tenta tirar o celular da minha mão dando alguns tapinhas com suas patinhas fofinhas, acho uma graça. Enfim, amo muiiito ele foi o melhor investimento que fiz em 28 anos. Ele é carinhosso, inteligente, companheiro, quase não late é otimo para quem mora em apartamento.
    O que vçs acharam dele?

    ResponderExcluir
  28. Tatiana
    Olá....
    eu acabei de adquirir um shih tzu, estou muito feliz com o meu, pois em apenas três dias ela já fazia o xixi no jornal, somente o coco que ainda não consegue fazer no local certo, mas tenho certeza que vai apreender....pelo menos eu espero!!
    o único problema que estou tendo com ela é na hora de dormi, como ela ainda e muito nova com apenas dois meses ela dormi demais durante o dia... e quando chegar a hora de dormi fica chorando a noite inteira eu não sei mais o que fazer.... estou sem dormi. já coloquei até uma blusa minha na caminha dela para ver se funciona, mas até agora nada!!!!me ajudeeee!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Comigo aconteceu a mesma coisa... mas leva ela pra dormir no seu quarto... a minha ficou quietinha e dormiu no chão do quarto a noite toda! Faz isso até ela se acostumar com a casa!

      Excluir
    2. Faz assim cansa ela um pouco antes de dormir,tipo pega um brinquedo e amarra em um barbante e faz ela vir atras que ficara bem cansado e ira dormir o meu estou fazendo isso tb tem 2 meses,espero ter ajudado

      Excluir
  29. Meu shitzu dorme no quarto comigo e a minha esposa. Se você deixa-la no quarto acho que assim ela vai parar de chorar a noite.

    ResponderExcluir
  30. Olá...
    eu tenho um shihtzu...ela esta com dois meses... e com uma torce muito estranha...já levei no veterinário e ele disse que é faringite .... e falou para dar para ela amoquixilina sete dias.... comecei dar hoje, mas estou preocupada!!!!

    ResponderExcluir
  31. Eu tenho uma shihtzu, comprei com 45 dias, ela dorme no quarto do meu filho nesse quarto tem uma porta que da acesso a varanda, deixo a porta entre aberta, assim ela faz o coco e o xixi no jornal e depois volta para o quarto e dorme, ela é um amor, ela adora banana, come duas por dia.

    ResponderExcluir
  32. Minha esposa tem um shihtzu. Ganhou há uns cinco anos, que é a idade dele. De uns tempos para cá ele não me deixa entrar no quarto para dormir. As vezes ela vai dormir mais cedo e o cachorro a acompanha dormindo no tapete. O problema é que na hora que eu vou entrar no quarto ele levanta e vem na porta latindo sem parar e "avançando". Atualmente já estou na tentativa do borrifador de água. Alguem poderia me ajudar com outras dicas sobre o que fazer, caso essa não funcione ???? Obrigado.

    ResponderExcluir
  33. Tenho um shihtzu de seis meses.Ele quando menor ficava dentro de casa agorra que está com seis meses passa as tardes numa area na lateral da casa é limpo tem piso frioe a noite ele dorme na area de serviço da casa.Estou errada com o meu comportamento não aguentei mais o cheiro do coco e do xixi dentro de casa mesmo sendo nun corredor com o seu banheirinho. por favor me responda.claudia

    ResponderExcluir
  34. Como faço Pra ensinar o comando "Senta" "Deita" e faze-lo me seguir
    Pesso que a resposta tambem seja postada nesse e-mail para assim sser enviada para um grupo meu , Email: thiagohanoi@gmail.com

    Obrigado! agrdeços o post do emai em minha rede ...

    ResponderExcluir
  35. Anderson Müller:
    Ola. também tenho uma shihtzu. Ela é linda é a moçinha da casa...
    Muito linda, ela tem 7(sete) meses. E dei o nome de Claire...
    Muito inteligente e obediente. Às vezes chego acredita que a Claire, E mais inteligente do que muitas crianças... Que são umas pestes...
    Por isso eu prefiro ficar com meu cachorrinho mesmo...
    Mas de uns dias pra Ca. Venho percebendo que ela esta lambendo o rabo a te ficar Parecendo um rabo de tatu, bem fininho.. E fica duro por causa da saliva...
    Por que será isso esta acontecendo?
    Será que ela esta ficando no cio.
    Já tentei de tudo... Já passei até pimenta no rabo dela, mas não adianta.. Continua a lamber o próprio rabo. Alguém sabem o por quê?
    Obrigado!!

    ResponderExcluir
  36. Meu Shitzu tem apenas 2 meses e possui um comportamento que considero um pouco agressivo.
    Quando chego em casa ele fica feliz e quer brincar, porém logo começa a morder minha mão ou qualquer outra coisa (chinelo, panos, sofá). Isso é normal? Como posso reverter essa situação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a minha ta desse jeito. parece o demonio, tem.so 2 messes. .eu falo pra ela e ela revida pra me.morder. mucha a orelha...late fica igual a um pittbul. eu ja to e fucando com medo dela.

      Excluir
  37. Tenho uma shitzu de uns 7 meses. Ela já sabe fazer xixi e coco no jornal desde filhotona. Mas é colocar um tapete na casa que ela não se aguenta, vai lá descaradamente no tapete. Apesar de dizer não ela continua a fazer. O principal problema que já não sei mais o que fazer para solucionar é que toda vez que saio de casa ela se MIJA. É um problema bem grave porque ela está sempre suja. Eu passo a tarde em casa mas a noite ou pela manhã eu tenho aula e não consigo sequer levá-la ao PET porque em 1 dia ela já está imunda novamente. Já tentei deixar tv ligada, brinquedos na porta, sair escondida, deixar panos ali pra absorver o xixi mas não tem jeito. Alguém tem alguma dica, por favor tá complicado, a cadelinha tá SEMPRE SUJA :(

    Grata =D

    obs: a minha também comia coco, depois de uns meses parou. o veterinário disse que era normal da raça e com o tempo eles param. é só não deixar o local muito sujo. 3 cocos e xixi no jornal no máximo, já troquem pq ou ele come ou faz xixi em outro local.

    obs2: o shitzu morde bastante quando pequeno. é a maneira dele de brincar. você deve dizer não e insinar ele a te lamber ao invés de morder. meu vet indicou uma palavra tipo "miminho" ou "beijo" quando ele vai morder vc diz não e dá esse outro comando. Também é válido fechar a mão e dizer o comando aí quando ele lamber vc diz "isso muito bem". A minha aprendeu. ainda dá umas mordiscadas mas é da raça!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. EU TENHO UMA SHITIZU COM 2 MESES.COMO EU GOSTO DELA SEMPRE LIMPINHA EU COMPREI CX DE LENCOS UMIDECIDO P/ PET E PASSO TODA NOITE NELA ANTES DELA DORMIR.FORA O BANHO QUE ELA TOMA 1 X POR SEMANA.
      MAS EU NAO VOU ABRIR MAO DO LENCINHO MESMO ELA ADULTA .E OTIMO
      ESPERO TER AJUDADO.

      Excluir
  38. Quanto ao problema do tapete eu sugiro você esperar ela ficar mais adulta... com 7 meses ela é muito novinha e os habitos ainda não estão bem fixados. Com 1 ano e meio a dois anos meu shitzu já estava bem mais obediente.
    Quanto ao problema dela se sujar, talvez seja melhor adotar a tosa tipo bebe.

    ResponderExcluir
  39. Outra coisa: um bom adestrador também pode te ajudar bastante. Normalmente com 3 meses de adestramento você já vê os resultados.

    ResponderExcluir
  40. Anônimo disse...
    Meu Shitzu tem apenas 2 meses e possui um comportamento que considero um pouco agressivo.
    Quando chego em casa ele fica feliz e quer brincar, porém logo começa a morder minha mão ou qualquer outra coisa (chinelo, panos, sofá). Isso é normal? Como posso reverter essa situação?

    Todo filhote gosta de morder, mas você não deve incentiva-lo com brincadeiras de morder... diga NÃO quando ele quiser morder sua mão, mas deixe bastante brinquedos pela casa para ele poder morder (principalmente quando estiverem nascendo ou trocando dentes). Brinque bastante para ele não ficar extressado por ficar sozinho, etc...

    ResponderExcluir
  41. Anderson Müller, será que ela não esta estressada? Ela fica muito tempo sozinha? Você passeia regularmente com ela?
    Eu não tenho femea, portanto não sei responder, mas seria bom consultar um veterinário.

    ResponderExcluir
  42. Claudia Carballo, meu shitzu fica dentro do apartamento e não tem cheiro nenhum.... uso a Royal Canin Shitzu 24... essa não deixa cheiro nenhum.
    Já testei outras marcas que realmente deixam um cheiro muito forte, principalmente nas fezes.

    ResponderExcluir
  43. "Minha esposa tem um shihtzu. Ganhou há uns cinco anos, que é a idade dele. De uns tempos para cá ele não me deixa entrar no quarto para dormir. As vezes ela vai dormir mais cedo e o cachorro a acompanha dormindo no tapete. O problema é que na hora que eu vou entrar no quarto ele levanta e vem na porta latindo sem parar e "avançando". Atualmente já estou na tentativa do borrifador de água. Alguem poderia me ajudar com outras dicas sobre o que fazer, caso essa não funcione ????"

    Resposta: Eu já vi alguns Lhada Apso ficarem com um comportamenta agressivo depois de adultos.... me parece que é um desvio de padrão da raça, mas nunca vi acontecer com Shitzu... o melhor é você procurar um bom adestrador visto que ele só tem 5 anos e esses cachorros vivem 10 ou 15 anos.

    ResponderExcluir
  44. Tenho um shih tzu de quatro meses, ele faz o xixi no lugar certinho, mas o coco só as vezes que ele faz, só que ele come, quando vou limpar só tem um pouquinho de coco. O que eu faço? Outra coisa, toda vez que eu saio e deixo ele sozinho ele faz xixi no lugar errado será que é pirraça.Deixo o jornal no meu quarto e na varanda do meu apartamento será que ele vai apreder a sempre ir la e fazer o xixi e o coco.
    Eduarda.

    ResponderExcluir
  45. O shih tzu diferente como dizem a lista (mais burro) é um dos cachorros mais inteligentes do mundo por serem teimosos na hora certa, se ele faz coco, xixi lugar errado, come coco etc... pode ter certeza é de teimoso. algo errado, sozinho, pouca comida, pouco agrado, cheiro, sentindo sujo, etc... dica: reforce o adrestramento, repetindo varias vezes ao dia, mais lembre no maximo 15 min por vez. tenho 14 shih tzu. abrç a todos e boa sorte!

    ResponderExcluir
  46. o meu shih tzu tem 2 meses eu ainda nao vi ele, pois ele esta com minha prima vou pegalo sabado mais, estou com medo de tratalo errado então queria saber o que dar pra ele comer? Onde ele pode ficar tipo em uma lavanderia? Se eu tenho que sair para passiar com ele todo dia cedo e a tarde?
    Ou se nao dexa-lo fazer suas necessidades no quintal?
    E se seu comportamento quando crescer vai ser docil ou teimoso?
    Porinquanto e isso muito obrigado
    para quem me ajudar

    ResponderExcluir
  47. Nilza
    Tenho uma Shitzu que faz hoje 4 meses, é muito ativa, arteira, mas muito inteligente. Desde 2 meses faz o xixi e cocô no lugar certo mas pra isso deixei-a num espaço restrito entre a cozinha e a área de serv. até que aprendesse. Come cocô, já coloquei até pimenta mas não adiantou, então agora faço o seguinte, faço festa quando faz no jornal e já chamo sua atenção para um petisco e enquanto ela come o petisco faço a limpeza, porque percebí que se recolho o cocô na hora e na frente dela, ela quer competir, não sei se mais alguém já percebeu esta raça é muito competitiva, adora desafios.Agora este problema não é só do Shitzu pq sempre tive Yorkshire e o mesmo acontecia.Quanto a morder tudo não vejo novidade porque um um nenem faz o mesmo, mas a fase passa com a idade.Só sei que minha BIJOUX é lindíssima, fofa, gostosa de acarinhar, não é de ficar latindo e dorme a noite toda do lado da minha cama.É só ter paciência e muito amor que todas as dificuldades são vencidas.E não tem nada melhor do que um cãozinho, eu não sei viver sem um.Boa sorte a todos.

    ResponderExcluir
  48. A um tempo atras eu levei uma Shih-tzu para cruzar e acompanhei o periódo da gestação até o nascimento quando ela paril.
    A ninhada foi de seis machos e eu ganhei um, lindo!!! Que hoje esta com um ano e seis meses. Lindo, personalidade forte e entre ficar satisfeito e me obedecer ele fica sempre com a primeira. Acontece que agora a mãe dele esta aqui conosco. Só que ela foi criada sem educação sanitária, sem atenção e já esta com tres anos, não sei se vou consegui ensinar ela usar o espaço com jornal para fazer sua necessidade, se alguem tiver uma dica me ajuda.
    O meu Cherry eu ensinei desde pequenino. Mas ela... foi criada em um sitio, estava bem maltratada, sem defesa imunologica. De carrapatos e pulgas até o teto. No pet, conseguiram iliminar as pulgas e usaram remedio para os carapatos, já tomou um remédio para verme e uma dose para ajudar a iliminar os carapatos, mas dá pena fica se coçando toda o tempo inteiro hoje já faz quatro dias que ela esta aqui, bem separada do Cherry e pretendo deixar ela assim por pelomenos uns trinta dias, ela nunca tomou uma vacina sequer e dois dias depois que chegou, entrou no cio e alem disso ela tem uma hernia na barriginha. Apesar de já ter cruzou duas vezes, eu tenho medo dela ficar prenha de novo. Até porque ela é levada e fujona. E agora???
    Estou me sentindo in, verdade! incapaz, incompetente e imbecil alem de ser metida. Me atrever assumir uma linda cachorinha sem ter a menor esperiencia em cuidar de uma cadela.
    Gente me ajuda, por favor, me oriente como agir.
    A unica coisa que eu sei e que eu quero que ela seja muito feliz aqui conosco mesmo o filho dela estando com muito ciumes, por ter que ver a atenção que até então era só dele, agora dividida. Conto com a ajuda de todos.
    Felicidades

    ResponderExcluir
  49. Minha Shih-tzu está com três meses, ela ficava solta na lavanderia, mas fazia suas necessidades em qualquer lugar embora eu colocasse jornal nos cantinhos,comecei a me incomodar com isso e na semana passada comprei o sanitário higiênico, ai coloco umas gotinhas de pipi dog e problema resolvido(parcialmente)cocô ela até faz no lugar certinho,mas o xixi de vez em quando faz fora... comprei tbm um cercadinho de tela ele é dobravel,da pra deixar o tamanho que quiser... assim fica mais fácil controlar a sujeira!

    ResponderExcluir
  50. saske .Óla tenho um shitzu de 5 meses ele e´um amor ,late faz tudo normal mas quando se aproxima algume extranho q ele não conhece faz o maior escandalo nao para de chorar ate alguem da famila ir e acalma lo não sei o que fazer para ele parar de chorar quando ve pessoas diferentes. Me ajudem.

    ResponderExcluir
  51. tenho uma shitzu de 3 meses ela é um amor,ela é muito obediente e faz e as nessecidades no local certo e ganha petisco ao fazer tudo muito certinho as vezes fica meia jururu estou muito satisfeita com essa minha linda shitzu.

    ResponderExcluir
  52. eu acho a rassa shitzu muito boasinha patrem com isso ta !

    ResponderExcluir
  53. Olá, estou pensando em adquirir um shitzu para minha filha, mas estou com dúvidas pois tenho emdo de não me adaptar, pois não sou muita fã de cachorro, vi algunms comentários que as vezes querem morder, ou não aprendem a fazer coco e xixi no jornal...sei que dará trabalho, mas tenho receio em ser demais e não me adaptar. voces acham que macho ou feme é melhor?????????
    obrigada

    ResponderExcluir
  54. Meu Deus!!!!!Estava apaixonada por um shitzu,moro em apartamento e passo o dia inteiro fora.Tenho um filho de 8 anos que esta louco por um cachorrinho...entao me indicaram essa raca.Mas ao ler esses comentarios estou desisitindo....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Demos um ao nosso filho de 9 anos e todos nos apaixonamos, ele começou com isso de comer fezes mas ao reclamar e fazer a limpeza ele parou logo. e quando vc leva a um bom veterinário ele dar as orientações corretas e pronto.

      Excluir
    2. Olha o fato de a maioria comerem fezes faz a gente pensar mesmo, eu tenho uma e nao consigo tirar esse habito, dou uma ração super premium, ja dei floral, esta vermifugada, ja dei coprovet em doses cavalares, e nada....esta dificil continuar com ela...

      Excluir
    3. Imbecil, e neste momento tu pensa em se livrar do bichinho, o que falta é orientação, responsabilidade da sua parte, gente como tu não pode e nao deve ter um pet. compra aqueles tamagoshi, voces se darão muito bem, vai te obedecer facinho.

      Procure orientação, insista, treine, se adapte!

      Excluir
  55. OLA
    Tenho uma shitzu com tres meses, faz pouco tempo que a comprei, ela passa todo dia dormindo será que isso é normal? me preucupo muito??

    ResponderExcluir
  56. eu quero compra um shitzu sera que e caro
    ??????

    ResponderExcluir
  57. Em media de 800,00 a 1,200..

    ResponderExcluir
  58. Tenho uma shih tzu de 56 dias, eu já sabia do problema dessa raça de querer comer as próprias fezes, por isso me informei com a veterinária, ela disse que o shih tzu não produz uma enzima e para suprir essa deficiência é só dar todos os dias pela manhã um pedacinho de mamão com a casca. Estou fazendo isso, ela ama mamão e não come as fezes.

    ResponderExcluir
  59. tenho um shih tzu de 50 dias,e quando ele dorme ele ronca isso é normal?

    ResponderExcluir
  60. Ola meu nome e Bruna eu tenho um shih tzu de 4meses ele si chama jacky ele faz sempre coco no chao da cozinha mesmo tendo a fralda e ja n sei o que fazer e deixo sempre a porta da cozinha pro terraço aberta mais ele as vezes n faz la.Ele tambem ta sempre a dormir e faz um barulho esquizito e tambem o nariz dele ta sempre saindo secreçao e ja n sei o que fazer.alguem me ajude porfavor

    ResponderExcluir
  61. ola eu tenho uma shitzu a luna de 3 meses. Primeiro assim que chegou em casa deixei-a na lavanderia com o jornal e a fraldinha por cima e pingo pipi dog nos dois. Levo a luna neste local por um tempo e observo e fez xixi ou coco agrado ela. Passei no começo tempo com ela nesse local. isso me ajudou pq no começo ela fazia na porta de entrada do apartamento

    ResponderExcluir
  62. a minha cacharra tomou hoje a primeira dose de vacina importada que tipo de reaçao da nela .ela começou com um pouco de diarreia sera que é da vacina

    ResponderExcluir
  63. Tenho uma shih tzu de 3 meses.Ele faz xixi e coco no jornal..Muito lindo!!Estou muito feliz.
    Conceição

    ResponderExcluir
  64. Tenho um Shitzy de 3 meses, percebi que ekla anda rosanando, quando se incomoda com alguma coisa, como por exmplo alguém pega ele no colo, ou damos bronca nele...isso é nomral???

    Estou preocupada, será que ele vai ficar agressivo???

    ResponderExcluir
  65. tenho um shih-tzu de 3 meses, o timmy.
    mas antes do timmy tive o tuim um shih-tzu que viveu comigo 16 anos e que nunca na vida vou esquecer.
    são cães inteligentes, muitos dedicados aos donos, e muito protectores.

    ao proncipio é preciso muita paciência para os ensinar a fazer as necessidades na rua, mas uma vez passad essa fase, garanto que são uns amigos especiais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eles tinham um cheiro desagradável no focinho?
      Faziam cocô na cama ou no sofá?
      Quero muito um dessa raça, mas essas características estão quase me fazendo desistir!
      Obrigada,
      Sabrina.

      Excluir
    2. Eles tinham um cheiro desagradável no focinho?
      Faziam cocô na cama ou no sofá?
      Quero muito um dessa raça, mas essas características estão quase me fazendo desistir!
      Obrigada,
      Sabrina.

      Excluir
  66. Shih tzu comportamento? Estou desesperada, comprei um filhote de shih tzu macho, de 3 meses, mas ele não desgruda de mim, até qdo vou tomar banho ele fica arranhando a porta do banheiro e chorando. E a noite, fica louco pra subir na minha cama, mas não deixo e ele vai dormir em baixo dela, mesmo com a casinha de almofadas do lado. Estou tentando prende-lo em um cômodo, pra acostuma-lo a ficar sozinho, com alguns brinquedos e demais acessórios que precise, mas ele berra alto o tempo todo. Estou até pensando em da-lo pra alguém, pois vou começar a trabalhar daqui a uma ou duas semanas e do jeito q ele tá apegado, acho q vai adoecer. Não queria me desfazer dele, pois pesquisei tanto e ele se enquadrava dentro do perfil que eu queria, mas se continuar assim não terei outra opção, só de pensar em da- lo meus olhos enchem d'agua. Tem alguma técnica pra acalma-lo e deixa-lo mais independente ou ele só assume essas características qdo for adulto? E qto tempo demora para ele se tornar adulto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não se esqueça de que ele ainda é um bebê. de qualquer forma, se não gosta de um cachorro que quer a sua companhia, sinceramente é melhor nem tê-los. o shitzu é um amor de companheiro. afetuoso e adora estar perto do dono.

      Excluir
    2. Se quiser doar .....eu aceito

      Excluir
  67. Vá numa farmacia de homeopatia e a farmaceutica indicará o Floral de Bach adequado, além de baroto é eficiente!

    ResponderExcluir
  68. Tenho um shih tzu macho de 3 meses e ele está tomando seu xixi, isso é normal?

    ResponderExcluir
  69. Olà, tenho uma shit-zu de 3 meses, á Tífany,quando ela esta no cercadinho dela, ela faz xixi certo, coco, dorme no lugar certo, come, brinca, mas é só eu soltar ela pra casa que ela começa a fazer xixi em todo lugar :( o q eu faço?

    ResponderExcluir
  70. Oi! eu comprei minha shih tzu há uma semana...ela tem 45 dias. morde tudo, só quer brincar de morder...faz xixi e cocô fora do lugar e come o cocô se eu não chegar a tempo de limpá-lo. chorou muito a noite até eu e meu noivo decidirmos deixá-la dormir no nosso quarto. ela é a alegria da casa! sei que vai aprender a fazer as necessidades no jornal e depois que os dentinhos nascerem vai parar de morder. ela tem muita dificuldade de respirar também, faz um barulho estanho, deve ser pelo fucinho achatado...eu amo cachorro demais e tenho paciência, mas meu noivo...não muito! obs: não dêem banana, arroz e feijão ou qualquer comida pra seus bichinhos que não seja ração, faz muito mal.

    ResponderExcluir
  71. Olá pessoal. Gostaria muito que alguém pudesse me ajudar. Tenho um casal de Shitzu, a Nina e o Max, eles são lindos, estão com 06 meses.
    Enquanto ainda eram bebês, faziam o xixi e o cocô no lugar certinho, agora que ja estão mais crescidinhos, começaram a comer o tapete higienico e fazer suas necessidades em todos os lugares, o Max não latia, agora late muito, o dia todo. Não posso deixar-los na sala, pois fazem xixi o sofa, no tapete, quando minha filha leva eles para o quarto dela e coloca eles em cima da cama, tb fazem xixi lá. Porque essa mudança de comportamento? Isso é normal? O que posso fazer para que eles voltem a agir como quando eram bebês? Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  72. oi eu tenho um deste

    ResponderExcluir
  73. I love dog Tengo una maravillosa raza pug y alemán pastos, rotivalle shih tzu y estoy loca por cachoro cuando estaré CRECE veterinaria

    ResponderExcluir
  74. eu adoro cachorro eu tenho uma raça maravilhosa e pug pasto alemao , rotivalle e shih tzu eu sou loca por cachoro quando eu crece vou ser veterinaria EM PORTUGUES

    ResponderExcluir
  75. Eu tenho um casal de shih tzu. Eles são encantadores. Ganhei o macho e comprei a femea para fazer-lhe companhia.
    Ele sempre foi lindo, tranquilo, brincalhão e alegre. Ela é mais nova 8 meses, mas também é uma gracinha. Percebo a diferença de personalidade dos dois. Ela adora fazer carinho, lamber e mexer com a gente. Ele rola no nosso pé,esta sempre perto da gente, mas não é de lamber. Ele quase não latia, ela já late mais. Nenhum deles comeram cocô. Eles tem vários brinquedos então já não mordem os pés das cadeiras. Ele tinha mania de cavacar parede e lamber o reboco da parede, mas depois que ela chegou, ele parou. Os dois detestam ser escovados!!! Dá um trabalho! Os dois brincam o dia todo, correm pela casa, pelo quintal nos matando de rir. Eu apaixonei pela raça. Sempre tivemos cães, e já tivemos várias raças diferentes, mas nenhum como eles. É uma raça maravilhosa! Principalmente o meu macho. Ele é uma graça! Amo os dois!

    ResponderExcluir
  76. Olá,tenho 9 anos ,sou criança ,Vou comprar um shih tzu dia 8/12/12 ,Pois queria saber se shih tzu gosta de criança e de carinhos,e se gosta q pega no colo aguardo resposta. Obrigado quem responder, Meu nome é : Luiza.

    ResponderExcluir
  77. Tenho 2 cachorrinhos um pug e um shitzu ambos com 6 messes, eles tem temperamentos diferentes e não conseguem aprender o lugar do xixi e cocô certo não sei mais o que fazer já utilizei o pipi dog , o tapete higiênico e o jornal e esses eles destroem. O shitzu essa semana vem chorando toda vez que coloco a comida e quando pego no colo ele grita não sei mais o que fazer. Me ajude ! obrigada
    Helena

    ResponderExcluir
  78. Oi Luiza, eu tenho uma shih tzu de 5 meses, não tenho problema nenhum com ela, morder, lamber acho que é normal em qualquer cachorro filhote aí vc vai ensinando até que aprende que não pode.O nome dela é Bellinha, ela é muito pequenininha, tem 2,700Kg.Brinca muito com minha netinha de 7 anos e principalmente com a de 2 anos.Adora um colo, carinho, é um amor de cachorro. Eu saio e não vejo a hora de voltar prá casa por causa dela. Boa sorte com seu cachorrinho.Ah... faz as necessidades no tapete higiênico e é muito obediente.

    ResponderExcluir
  79. minha cachorra se chama linda ;vai fazer trez meses,ela e uma graça, bem arteirinha e esta começando a fazer suas necessidades no lugar certo.todos nos amamos ela. ana, pedro, carol.angelica, alex e karina.

    ResponderExcluir
  80. Eu tive uma Shih Tzu - Lindinha. Comprei em 2006, foi a melhor coisa que fiz. Ela era um doce, quietinha, companheira, linda, fofinha, esperta, adorava cheiras flores, e passear...
    Tragicamente no dia 24, pensando que ela tinha saído com minha filha, tirando o carro da garagem, atropelei ela, pois estava debaixo do carro se escondendo do sol para observar a rua. Foi o pior dia da nossas vidas, pois em casa todos a amavam. Foram 6 anos maravilhosos...
    Hoje compramos um casal de irmãos da mesma raça. Não podemos mais ficar sem estes seres maravilhosos... Cuidem bem de seus amores, pois a vida e curta e a deles mais ainda, cada minuto na cia deles é um tempo de carinho e cuidado..

    ResponderExcluir
  81. tenho um shi-poo e ele e muito apegado em mim. tenho que trabalhar durante o dia sera q posso deixar ele dentro de casa o dia todo?

    ResponderExcluir
  82. Eu adoro SHIH TZU, minha mãe disse se eu fizer as coisas que rla mandar eu ganhou um cachorro, ai eu falei q queria um shih tzu

    ResponderExcluir
  83. a minha shiatsu tem 2 anos e tem uma manias estranhas fica se cosando toda hora ja esaminei não e pulga e lambe tudo ate o chão ja peguei ela lambendo varias vezes acho nojento fareja acho demais tem horas não pode ver meu marido que faz xixi adora fugir pra rua chamo ela de maloqueira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi meu nome é Diego tem um shitzu tbm ele tem 3 meses e fica se cosando o tempo inteiro nem dorme, será que é alguma alergia ?

      Excluir
  84. Ganhei um filhote de shitzu de dois meses, porem
    ele faz coco toda hora, e tenho um maltez de oito
    anos, este esta ficando com ciumes,pois esta comigo a 6 meses o que devo fazer.

    ResponderExcluir
  85. tenho uma shitzu ela é muito bonita ela esta com 9 meses de uma semana notei que o comportamento dela mudou ela entrou no sio esta a uma semana ela esta fazendo xixi na nossa cama limpei chamei atenção dela agora não sei o que fazer me ajude

    ResponderExcluir
  86. Gente socorro me ajuden por favor

    Tenho um shitzu de 3 meses ele esta se coçando muuitooooo, nao sei bem o que, é acho ki deve ser alguma alergia mas não tenho certeza, se alguem ja passou por isso me ajudem.......

    D!ego

    ResponderExcluir
  87. tenho duvida na quantidade diaria de comida que devo dar para o meu , ele tem apenas 3-4 meses e come muito sei que é normal mais quanto devo dar ao certo e que raçao é recomendada pra eles ?

    ResponderExcluir
  88. gente eu tenho um shitzu que é tem 3 anos ela é muita teimosa,mimada faz as necessidades onde ela acha mas foi ensinada, mas mesmo assim não vejo eu sem ela amo muito muito ela chama manola é uma graça só me traz felicidade mesmo chamando atenção é muito esperta linda não me vejo sem ela..

    ResponderExcluir
  89. ola eu tenho um cachorro shih tzu e ele tem 40 dias e normal o cachorro ficar com o nariz molhadinho e normal?

    ResponderExcluir
  90. oi, meu nome é Mayara, tenho 17 anos. meus país compraram para mim um shih tzu de 2 meses para me fazer companhia. o nome dele é Dae e ele é muito fofo, esperto e amoroso. nos primeiros dias chorou, mesmo no meu quarto, mas parava com o tempo, pois dei bastante brinquedo para ele desde pequeno. xixi e cocô deu um pouco de trabalho, até que ele aprendeu sozinho a usar a parte do banheiro sem o pipi dog. ele mordia tudo, mas muitos brinquedos brinquedos e ossinhos ajudam, por causa dos dentinhos. além da ração, eu e minha família aprendemos a dar frutas para ele, fazendo até que ele não coma cocô e nem vômito. ele é bem limpinho. hoje ele tem 6 meses e é muito educado, mas assumo que para chegar ao que chegamos, precisou de amor e cuidado. um cuidado quem ama seu animalzinho, não é nada trabalhoso e sim, muito prazeroso. vale muito a pena ter um amiguinho cão, seja o shih tzu, como qualquer outra raça.

    ResponderExcluir
  91. É a raça mais dócil que conheço. Vejam só o video do Iron, brincando com a Sandy, uma gatinha SRD que acha que é filha dele. Muito engraçado!
    http://www.youtube.com/watch?v=kmowIjEz5DM

    ResponderExcluir
  92. olá , tenho um shih tzu,ele tem 06 meses e e a alegria da casa dei de presente para minha esposa . no primeiro dia ela nao gostou muito nao ,mais agora que se passaram 03 meses ela ficou completamente apaixina pelo dudu..que por sinal tambem adotou ela como sua fiel propetaria...vivem num grude danado..afinal quaze que acabei perdendo meu espaço na casa....kkkkkk, mais adimiro a raça,são super inteligentes e ao mesmo tempo sistematicos. basta só paciência..hoje aprendi a gostar muito de cachorros...abraços a todos valeu...

    ResponderExcluir
  93. com todos cachorros,é preciso muita paciência..a raça shih tzu..sao sistematicos e muito fiel ao dono.sao brincalho~es e divertidos fazem cara de posudosmais vivem pedindo apoio ao seu dono,principalmente quando encontram cachorros de porte grande...kkkkk

    ResponderExcluir
  94. tenho um bebezinho ainda 35 dias ele quer comer o cococ isto e normal da raça?
    me falaram que é,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, esse história de comer o cocô que é da raça fic estranho. A veterinária disse que quando vc briga com um tom de raiva, faz eles entenderem que não podem fazer o cocô e então para agradar comem o cocô. O certo como diz o texto, diga "NÃO" e mostre o local certo, sem agressividade. Qdo fizer certo de um petisco.Ao longo do tempo vá tirando o jornal qdo acertar o local, até aprender. Mas no início jornal em todo local que ficar. Nada de soltar o ambiente todo para seu cãozinho, imagine um bebê sem fraldas engatinhando pela casa, sem referências do que é certo vai sujar tudo. Boa sorte!

      Excluir
  95. Meu auau tem 2 meses e se desapegou agora da mãe. Ele não nos dá a menor bola e vive nos cantos. Damos a maior atenção do mundo, brincamos, deitamos no chão pra brincar com ele e tudo! Mas ele nem aí... Quando chega uma visita, então? Ele, literalmente, vira a cara e, se a pessoa insistir, corre. A irmã dele é ultra agitada, não pode ver ninguém que quer brincar. Será que esse comportamento dele é uma fase ou é um traço da personalidade da raça? Me ajudem, por favor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, vou dar minha opinião tenho uma shih tzu de dois meses (fêmea) ao contrário da sua não para. Mas como diz o texto de personalidades da raças eles se adaptam ao ambiente, eu tenho duas crianças que não param de correr e ela corre atrás, quer morder o pé da gente (os dentinhos estão coçando-fase) e quer brincar. Acho que poderia ser um ambiente tranquilo que o fez assim, ou dizem que todo cachorro em qualquer raça tem suas personalidades que diferem da raça, procure temas a respeito, verá. Eu adoraria um tranquilo, assim kkkk Boa sorte!

      Excluir
  96. A minha shitzu tem 1mes e 2 diiias tem 2diias que ela esta na minha casa mas nao fez coco ainda isso é normal???

    ResponderExcluir
  97. Tenho um shih tzu macho o nome dele eh Austin, eu ganhei ele quando ele tinha 9 dias de vida, desde de bebe ele foi sempre muito comportado e brincalhao. Mas ele nao fas coco e nem xixi no lugar certo o que eu faço?

    ResponderExcluir
  98. Então, eu tenho uma tb. O nome dela é Tulipa, e tem 6 meses. Ela é terrível não para um minuto, morde tudo, morde os nossos pés e mãos, tudo que ela acha pela frente pega e se esconde (É muito engraçado) faz suas necessidades fisiológicas em qualquer lugar, é muito desobediente, ela finge não escutar a gnt chamando e dá muuuito trabalho na hora do banho em casa e no pet tbm. Porém, ela é apaixonante é a paixão de todo mundo aqui em casa. A Veterinária falou que ela só faz isso tudo pq é mimada. Não conseguimos educá-la. Kkk. Alguma sugestão? Desde já agradeço.
    Ceci.

    ResponderExcluir
  99. eu tenho um cachorro e ele é resultado do cruzamento de shit zu e poodle. Estou com dificuldades em educa-lo para fazer xixi e cocô no jornal, pois ele pega o jornal e o rasga. Outro problema que estou enfrentando é que ele gosta muito de morder. Ele está com 2 meses.

    ResponderExcluir
  100. Anônimo, não se esqueça de que ele é ainda um bebê. O meu shitzu está com um ano e ainda adora brincar de morder. Paciência e muito amor é a palavra chave. Com o tempo, aos poucos, vai fazer o xixi no lugar certo. ao invés de jornal coloque aqueles tapetinhos higiênicos. boa sorte e não se esqueça de que você só tem a ganhar com um cãozinho.

    ResponderExcluir
  101. ganhei um hoje e amei obg obg

    ResponderExcluir
  102. EU GANHEI UMA FÊMEA NO MEU ANIVERSÁRIO COM 35 DIAS. LINDA DEMAIS! SE CHAMA MELODY, HOJE ELA ESTÁ COM 45 DIAS. PRIMEIRA DOSE DA VACINA ELA É MUITO ESPERTA E DESDE O PRIMEIRO DIA JÁ APRENDEU A FAZER COCO DO LADO DE FORA DA CASA! O XIXI AINDA ESTÁ UM POUCO DIFÍCIL DELA SEGURAR. MAS ELA É O NOSSO AMOR, MEU E DO MEU ESPOSO, JÁ NÃO CONSEGUIMOS MAIS FICAR SEM ELA!
    AH! ELA TEM MEDO DE ESCURO, ENTÃO SEMPRE DEIXAMOS UMA LUZINHA PRA ELA NÃO SE ESTRESSAR!

    ResponderExcluir
  103. OUTRA COISA TAMBÉM É O BARULHINHO DO NARIZ, A VETERINÁRIA NOS ENSINOU A LAVAR COM SORO FISIOLÓGICO DUAS VEZES AO DIA COM UMA SERINGA! ELA MELHOROU MUITO. VC COLOCA +OU- 1ML NA SERINGA E LAVA CADA NARINA, DEPOIS SEQUE COM UMA GAZE! ESTÁ SENDO ÓTIMO!

    ResponderExcluir
  104. Boa tarde tenho uma shih tzu femeá ela esta comendo e bebendo super bem so que ela so anda no piso de madeira quando eu coloco ela no piso frio no caso o porcelanato ela fica com medo e deita e começa a chorar e tremer de medo !!!! isso ja aconteceu com o filhote de alguma de vocês ? se aconteceu oque foi feito para solucionar esse problema ? ela tem 47 dias

    ResponderExcluir
  105. Tenho um shih tzu de dois meses,ela é cêga e se bate o tempo todo e fica muito nervosa e sai se batendo,só come e bebê de mamadeia.Estou preoculpada ela deixou de mamar com vinte dias e doy comida três vezes por dia ,el estar tomando vitamina e começou a comer melhor .Atualmente pesa 1kg,o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  106. Ola tenho uma shitzu de 3 meses a Sofia kkk ela fica bem mais comigo com minha bebe ela rosna e morde TB minha bebê ten 3 anos ..e normal isso ??? A Sofia TB nasceu com hernia umbilical e o vet diz que e melhor operar sera q e necessário mesmo?? Pois esta muito saudável corre cone brinca...me ajuda ah pra terminar ela tem uns esporos as vzs lkkk e normal?

    ResponderExcluir
  107. Olá tenho uma Shirtzu de 11 meses ele ta mordendo o próprio rabo isso é normal?(Obs:o irmão dele tbm está assim. A pouco tempo vendemos o outro irmão dele)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu Shit tzu é um fofo. Tem 3 meses e faz uma semana que estou com ele. No Petshop onde o comprei, ficava em um cercadinho, que tinha um sanitário canino, que também comprei junto. Já nas primeiras horas comigo, mostrei a ele onde ficaria o sanitário e ele aprendeu, talvez por já estar acostumado no patshop. Vendo aquela coisinha pequenina já indo fazer as necessidades no local certinho, me apaixonei mais ainda. Ele morde também, como muitos que relataram aqui, mas com paciência estou ensinando que não pode. Comprei uma caminha tbm, mas ele não gosta, prefere dormir no chão embaixo da minha cama, não há jeito dele ficar na caminha. Também faz um barulhinho no nariz como se estivesse entupido, principalmente quando esta brincando e correndo, o que já estava me preocupando, mas depois de ver esses relatos já fiquei mais tranqüila. Qualquer novidade diferente vou postando aqui, até pq to aprendendo a cuidar dele e se possível, ajudar também. Obrigada a TDs pelas dicas.

      Excluir
    2. Meu Shit tzu é um fofo. Tem 3 meses e faz uma semana que estou com ele. No Petshop onde o comprei, ficava em um cercadinho, que tinha um sanitário canino, que também comprei junto. Já nas primeiras horas comigo, mostrei a ele onde ficaria o sanitário e ele aprendeu, talvez por já estar acostumado no patshop. Vendo aquela coisinha pequenina já indo fazer as necessidades no local certinho, me apaixonei mais ainda. Ele morde também, como muitos que relataram aqui, mas com paciência estou ensinando que não pode. Comprei uma caminha tbm, mas ele não gosta, prefere dormir no chão embaixo da minha cama, não há jeito dele ficar na caminha. Também faz um barulhinho no nariz como se estivesse entupido, principalmente quando esta brincando e correndo, o que já estava me preocupando, mas depois de ver esses relatos já fiquei mais tranqüila. Qualquer novidade diferente vou postando aqui, até pq to aprendendo a cuidar dele e se possível, ajudar também. Obrigada a TDs pelas dicas.

      Excluir
  108. gente tenho uma shitzu de 11 mes ela nao late, sera que ela tem algum problema?

    ResponderExcluir
  109. Bom dia tenho uma shitzu de 1 mes e meio, ela ja comia ração mas agora faz um dia que não come, ela coloca a ração na boca faz um esforcinho pra morder e solta... as fezes estão normais um pouco ressecadas e o comportamento dela esta normal tbm , apenas começou a morder tdo... o que será que é?

    ResponderExcluir
  110. Meu bebê se chama Thor. Ele tem 1 ano e 6 meses! É o amor da minha vida! Ganhei do meu marido e é como se fosse meu filho. Eu compro tudo pra ele! Pra mim Ele é tudo!!

    Ele faz xixi na grama sintética que eu comprei na internet. E cocô ele faz em qualquer lugar, mas é durinho por causa da ração... Então não me incomoda.

    Ele adora brincar e por isso ele tem muiiiiiitos brinquedos. Ele gosta de morder também, mas sei que é uma forma de brincar e chamar a atenção. Queria que ele parasse de morder, tenho esperança de quando ficar mais velho ele cansar disso... rs.

    ResponderExcluir
  111. Olá tenho um Shintzu de 1 ano,já estou em desespero pois não consegui ensinar ele a fazer xixi e coco no lugar certo, ele faz em todos os cantos da casa e agora ainda começou a levantar a perninha... Socorro não sei mais o q fazer

    ResponderExcluir
  112. Ganhei uma filhotinha de 30 de presente de um amigo. Ele disse que comprou como shih tzu mais ela nao tem muito pelo, é um marrom com rajadas de preto com o peito e patas brancas. Gostaria de saber como faço para ter certeza se ela é msm uma shih tzu. Agradeço.

    ResponderExcluir
  113. O meu é um macho e está com 5 meses e é terrível, mas estou adorando, meu marido e eu nunca mais deixamos sapatos "jogados" sempre que tiramos do pé já colocamos na sapateira, assim também para as meias roupas e papéis..rs Ele acabou vindo para nos disciplinar e ser disciplinado, rs.

    ResponderExcluir
  114. O meu é um macho e está com 5 meses e é terrível, mas estou adorando, meu marido e eu nunca mais deixamos sapatos "jogados" sempre que tiramos do pé já colocamos na sapateira, assim também para as meias roupas e papéis..rs Ele acabou vindo para nos disciplinar e ser disciplinado, rs.

    ResponderExcluir
  115. Acabei de levar um baby de dois meses para casa, quando meu filho da corda para ele ele morde faz bagunça mas fora isso ele dorme o tempo todo, o dia inteiro se deixar e isso está me preocupando, é realmente normal dormir tanto?

    ResponderExcluir
  116. Nao sei se ainda responderam isso..mas tenho um que infelizmente de um tempo pra ca...quando me levanto para sair ele começa a latir e fica stressado...dando impressao que ateh os olhos vao pular pra fora... Fica desesperado...se munha mae tenta pegar ele no colo pra acalmar fica agressivo ao ponto de mirder...vc fala quieto ...ae ele late mais...se vc fecha a porta do quarto ele faz isso tbm...se fala nao ele late e nao para ao ponto de stressar todo mundo na casa... Mas um detalhe...quando soh estou eu eim casa..e vou sair ou fechar a porta... Ele nem se meche..olha e fixa deitado dormindo... Nao aguentamos mais... Ele tbm n fazia xixi em lugar errado...agora faz no pe da geladeira...maquina de lavar e lixinho...ele eh macho....agora a femea nao faz isso...obrigado..espero que alguem possa responder.

    ResponderExcluir
  117. Oi bom dia, n sei mais o que fazer meu shi tzu e mto agressivo, brincadeiras com mordidas, se pegar um objeto rosna e morde pra valer se tentar pegar e agora ta me acordando 6 , 7 hrs da manha todo dia se me ver se mexendo na cama, se eu colocar ele para fora e trancar a porta ele começa a latir e eu moro em apto, eu confesso q me estresso e dou umas palmadas nele pq jornal ele acha q to brincando... n sei mais oq fazer pois toda hora algo novo e ele ja tem 1 ano

    ResponderExcluir
  118. Olá, tenho uma shih tzu chamada Cacau de de 1ano e 3 meses e, depois que ela chegou em casa foi a alegria de nossas vidas pois ela é muito brincalhona, amorosa e linda, porem nunca ouvimos se quer um latido saindo e de uns tempo pra cá tenho notado que vem tendo esse espirro reversso porém nas crise ação no ela é faço com que ela possa respirar. Alguém sabe me dizer por que minha cachorrinha não late e por que a causa desses espirro.
    Obrigada

    ResponderExcluir
  119. Tenho uma filhote, a Amora! Hj ela está com 9 meses e não me dá paz, kkkk! Morde nos pés d todo mundo, late avança.... Não pode ver uma roupa q tem q pegar pra dormir em cima... Me falaram q pode ser ciúmes, já q tenho 2 filhos... Não adianta falar brava com ela, ela não obedece,sempre q pode foge pra rua, dá um trabalho pra pegar ela, pq corre pra longe, não sei mais o q fazer... =(

    ResponderExcluir
  120. bom dia tenho um shitzu a duas semanas , durante o dia é tranquilo mais de noite quando coloco ele pra dormir a noite em outro comoda da casa no escuro e sozinho ele late a noite toda não sei mais oque fazer ... do ambiente aonde ele veio tinha mais cachorros em outras cerquinhas .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tem um de 1 ano e 8 meses e ele não gosta de dormir sozinho, ele é muito medroso e carinhoso e gosta de brincar, faz as necessidades no lugar apropriado.

      Excluir
  121. Gente alguem me ajude. adotei uma shitz ela tem 2 meses, mais acho.que tem algo de errado com ela. vamos la. ela so brinca de morder. so quer morder. Todos os brinquedos que ja dei pra ela ela ja rasgou. Parece que ta com o capeta no coro. eu falo.pra ela e ela late de volta. avancando em mim. to.ficando com medo dela. e ela so tem 2 meses. e linda ...mais ta parecendo um pittbul. e sem contar que qualquer pessoa que chega perto de mim ela avança. ate minha filha de 6 anos. estar com 1 mes aqui em casa. mais to achando que ela estar se achando a dona da casa. tem um travesseiro que eu comecei a por ela logo quando ela chegou. agora comprei a caminha dela. e ela chora atraz do travesseiro. na hora que ela olha o travesseiro comecar a late e rosnar . querendo me morder. ou qualquer pessoa que pegue no travesseiro. eu nao sei se e ciume, ou se ela louca. ou ta com o dhengo no coro. so sei que ta bem estranho , mais amo demais ela. nao dou na vendo ...vou aturar isso ate o final da vida, ou alguem ta passando por isso e foi resolvido, ou ta resolvendo. me ajudem

    ResponderExcluir
  122. Gente. Eu tenho um shit zu de dois meses macho, ele acorda de noite e não deixa ninguém dormir chorando e eu já tentei o pipi dog no sanitário pra pet e ele não faz xixi lá o que eu faço? Alguém pode me ajudar pfvr?!

    ResponderExcluir
  123. Blackjack - Riverside Casino, Riverside, CA - Mapyro
    The best 김천 출장안마 table games, table 논산 출장안마 games, poker room, live 안성 출장마사지 entertainment and endless fun 태백 출장마사지 at Riverside Casino in Riverside, CA. 전주 출장샵

    ResponderExcluir