domingo, 30 de agosto de 2009

Femea ou macho?


Essa é uma decisão importante.
As fêmeas em algumas raças são mais dóceis, mas isso não é regra. Os shihtzus machos são tão dóceis quanto as fêmeas.
Tanto machos quanto fêmeas tem alguns inconvenientes.
As fêmeas quando entram no cio tem o inconveniente da sujeira. Se você mora numa casa com quintal, pode ser mais tranqüilo, mas se você mora num apartamento vai ser mais complicado. Nas raças pequenas o primeiro cio em geral vem antes do 1º ano e se repete 2 a 4 vezes ao ano. Uma opção é a castração; converse com um veterinário a respeito.
No nosso caso, nós optamos por um shihtzu macho, e ele nos causou um sério inconveniente... ele se agarrava nas pernas das visitas (uma situação muito constrangedora). O veterinário do Tuti disse para nós pensarmos na castração. Depois de algumas pesquisas nós optamos pela castração por dois motivos: 1º nós não tínhamos intenção de cruza-lo; 2º a castração reduz o risco de câncer.
Outro hábito dos machos que pode ser inconveniente é levantar a perna para fazer xixi. No caso do Tuti, como ele vive dentro do apartamento e quase não tem contato com outros cães, ele nunca aprendeu a levantar a perna, mas se o seu cão levantar a perninha, você pode utilizar o cone vendido em pet shops.
Com a castração o cãozinho pode engordar, por isso é preciso fazer o acompanhamento com o veterinário que pode indicar uma ração apropriada.
O Tuti não engordou com a castração e o problema de comportamento dele foi resolvido.

3 comentários:

  1. Gente, eu tenho uma que está comigo há 4 meses... É uma bebê ainda!
    Minha primeira cachorrinha, e eu fico tão desnorteada com ela :( pois eu não sabia que a barriga dela era tão quente achava que era febre :( ela soluça achei que estivesse passando mal.. E pra piorar tudo.... A minha mel está com um sono quase eterno! Ela dorme muito! E está comendo o seu próprio coco �� E eu deixo a vasilinha dela sempre com bastante ração... Isso me deixa preocupada

    ResponderExcluir
  2. Gente meu caozinho Theo tem 3 meses, chegou aqui essa semana ele faz xixi e deita em cima. Fica complicado até de identificar o q fazer pq n visualizamos o xixi só ele molhado... o que faço? Não posso dar banho todo dia?!

    ResponderExcluir